Amizade

Posted on 23/06/2014 por

22


SAMSUNG DIGITAL CAMERA

Por Flavia Frota Cavalcanti

Amigo é um presente divino! Mesmo ausente está sempre presente, é latente, pressente…

Os verdadeiros amigos estão sempre juntos, sintonizados pelo sentimento, perto ou longe, na terra ou na eternidade, não há tempo ou distância que os separe, o pensamento é seu elo de comunicação.

Não há como explicar porque só alguns são escolhidos, porque muitos se vão e outros se perenizam em nossas vidas. Alguns são da família, mas há os que surgem de surpresa e ficam para sempre!

Esta semana uma leitora me perguntou se eu acredito em amizade. Imediatamente disse que sim, e ela me contou sobre suas desilusões, então falei que sou otimista.

Sim, eu acredito em amizade! E creio também que seu maior inimigo são as expectativas e as cobranças, que geralmente partem de nós.

Decepções existem, mas poderíamos chamá-las simplesmente de descobertas. Elas servem para nos provar que “quem deixa de ser na verdade nunca foi”. Então, ótimo! Melhor saber logo a verdade e se livrar do mal.

A expressão “Menos é mais” ilustra muito bem a amizade, deixemos ir o que não tem valor, assim teremos o olhar exclusivo para as verdadeiras joias, aquelas que nos trazem o prazer e a alegria de ter-se um amigo de verdade!

Entre amigos há tantos mistérios subentendidos e segredos compartilhados… A cumplicidade de uma vida e a certeza de saber que – aconteça o que for – você sempre terá alguém do seu lado. Mesmo que esse lado não seja físico, será emocionalmente forte para ser percebido. Por isso a amizade transmite segurança, fortaleza, grandiosidade…

Amigos vão, vêm, reaparecem! Como é gostoso reencontrar uma amizade antiga, a gente percebe que o sentimento esteve sempre ali, intacto, perfeito, aguardado apenas o momento de ser reestimulado.

Não há explicação para esse laço, mas sabemos que entre o amor de casais e a amizade, a segunda tem muito mais chances de sobreviver.

Vinicius de Moraes disse: “Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos”.

E eu digo, ao lado de um amigo tudo parece repentinamente perfeito! O olhar, o abraço, as palavras e até o silêncio de um amigo, amenizam o sofrimento, dividem a dor, transmitem esperança, trazem alegria e mostram novos horizontes.

Anúncios