Sanfer Livros – Entrevista

Posted on 26/06/2014 por

3


Sanfer livros

www.sanferlivros.com.br

Yohana Sanfer acaba de lançar sua livraria virtual. Batemos um papo com a autora para saber mais sobre o projeto.

Após o sucesso de seu livro (“Da boca pra dentro” Ed. Vermelho Marinho, 2013) você surpreende mais uma vez a aposta numa livraria virtual. O que te motivou a tomar esse novo caminho?

Criar uma livraria virtual, num primeiro instante, veio como uma forma de expandir a distribuição do meu livro, torná-la mais profissional, já que desde o seu lançamento, distribuo o “Da boca pra dentro” de forma independente com pedidos pelo meu e-mail pessoal e pagamentos através de depósito em conta.  Foi quando pensei que poderia ir mais além: fazer deste, um espaço para novos autores com a mesma aspiração.

 

Podemos perceber que o que te move não é faturamento, tendo em vista a grande vendagem de seu livro. Seria cômodo permanecer onde você estava. A Yohana Sanfer acredita que pode fazer mais pela literatura nacional usando de sua penetração nas redes sociais para divulgar outros trabalhos?

Ouso acreditar que sim! A proposta da Sanfer Livros é de se configurar como um grande encontro entre novos autores e leitores apaixonados pela nossa literatura. E para isso, o apoio nas redes sociais tem sido essencial! É notável a ascensão do interesse pelos livros nacionais nos grupos literários, o crescimento de blogs promovendo novos autores e até os eventos em função valorização da literatura nacional. Não podemos esperar somente pelos grandes eventos como as bienais e os festivais internacionais. Precisamos colocar o nosso “bloco na rua” , ou neste caso, nas redes!rs

 

Pelo nosso ponto de vista, a sua livraria trabalha com produtos exclusivos de tiragem limitada. Como aconteceu com muitos best sellers, antes de tornar-se um, foram livros de tiragem pequena e publicados de forma independente. Hoje estes exemplares são objetos de colecionador (Cinquenta tons de cinza, por exemplo). Você entende que esse é o grande segredo de seus produtos? A exclusividade e permitir ao público obter um exemplar, antes que grandes editoras lhes tire o caráter artesanal?

Sim. E isso torna o projeto ainda mais especial! Pelo potencial dos nossos autores parceiros, a “pesca” das grandes editoras pode ser uma questão de tempo. Conhecer um livro em seu formato original pode ser muito mais interessante e os leitores devem aproveitar essa oportunidade.

 

Você circula entre os jovens escritores nacionais com muita facilidade. Tudo começou pelas redes sociais?

Sim, tudo começou na extinta rede social Yahoo Meme, onde eu publicava textos soltos, sem muita estrutura. A partir dali, recebi incentivos para a criação de um blog e assim nasceu o “Papel, Palavra, Coração”.  Com ele, conheci outros amantes das palavras com os quais comecei a passear pelas redes e trocar experiências.

 

Qual a maior dificuldade para fazer uma livraria funcionar?

Completamos hoje uma semana desde a inauguração.  Até então não tivemos dificuldades significativas. Acredito que o bom desenvolvimento envolve boa comunicação e bons preparativos. Fizemos o nosso site com a Niterói WebSites que cuidou de tudo com muita dedicação. Agora é trabalhar para que a livraria funcione como esperamos: acolhendo novos autores e deixando os leitores satisfeitos.

 

A Sanfer Livros está sorteando um Kindle Paperwrite para quem participar da promoção. Primeira pergunta: como fazer para participar do sorteio?

Para participar do sorteio e concorrer ao prêmio, o leitor precisa seguir três passos muito simples: cadastrar seu nome e e-mail em nosso site no campo “Fique atualizado”, curtir a nossa Fan Page no facebook,  e de lá mesmo se inscrever no nosso sorteio através do aplicativo Yes ganhei. Depois, ficar na torcida!

 

Segunda pergunta: Isso pode ser um contrassenso? Sortear um aparelho para leitura digital enquanto você vende livros físicos?

Acredito que não. A Sanfer livros dá ao leitor o acesso a livros bastante exclusivos e que podem ser encontrados também em versão digital. Além disso, precisamos aproveitar o alcance que leitores digitais proporcionam para escritores e leitores. Muitos brasileiros que moram no exterior, há pouco só poderiam ler na língua pátria se importassem livros. Hoje o Kindle da Amazon ou o Kobo da Cultura permite que mesmo fora do país, tenham acesso a títulos nacionais por preços bem atrativos. E isso acaba se tornando um mecanismo aliado na disseminação da leitura, que é nosso principal objetivo.

No seu ponto de vista a Sanfer Livros concorre com as grandes redes de livrarias?

Estamos engatinhando. Não podemos ter a pretensão de concorrer com as grandes livrarias. No entanto, temos a consciência da nossa proposta inovadora e nos orgulhamos disso.  Nosso catálogo também oferece os livros mais vendidos da atualidade como os títulos de John Green, de George R. R. Martin, Suzane Collins e obras de autores como Paulo Leminski e Anne Frank. No entanto, como nosso foco principal está nas literaturas nacional, contemporânea e independente, sabemos que a Sanfer Livros tem uma vitrine bastante exclusiva e apostamos neste diferencial.

 

Você já assistiu ao filme “Mensagem para você”? Nele a protagonista, Kathleen (Meg Ryan) tem uma pequena livraria na esquina, que acaba sucumbindo ao poder do capital da Fox Books de seu rival Joe Fox (Tom Hanks). O que diferenciava a trabalho de Kathleen com o de Fox era a intimidade que a vendedora / livreira tinha com os escritores e os livros, ao contrário dos “posso te ajudar, mas li poucos livros em minha vida” que percebemos na grande maioria dos vendedores das grandes redes. Você se sente um pouco Kathleen Kelly (rs)?

Rsrsrs. Poderia dizer que em parte. A Kathleen tinha uma intimidade enorme com os livros que vendia. Ela fazia aquilo por amor e não simplesmente pelo comércio. No filme havia uma identificação entre a personagem e o que ela fazia. Diferente de muitos “vendedores” de livros. Não generalizo. Existem muitas Kethleens por aí.

O livro é uma obra de arte que envolve toda uma dedicação e comprometimento, desde sua idealização até que ele esteja disponível. A nossa proposta é a de dar a eles o carinho e o destaque que merecem.

 

Dá a dica pro pessoal que quer adquirir esses livros exclusivos na Sanfer Livros?

A Sanfer Livros já iniciou com um bom leque de gêneros literários. A minha dica é que o leitor se deixe envolver por gêneros que até então não tem costume de ler e se surpreenda! Um detalhe: toda a livraria está com 5% de desconto neste mês de lançamento. É hora de aproveitar!

 

Alguma mensagem final?

Agradeço pelo espaço aqui no Curta Crônicas e fico muito feliz pela aceitação em geral que estamos recebendo. Trabalharemos bastante para que a Sanfer Livros seja mais que uma livraria: um referencial na promoção da nossa literatura!

 

Obrigado e muito sucesso.

Anúncios
Marcado:
Posted in: Yohana Sanfer