O melhor de mim.

Posted on 29/10/2015 por

3


passaro

Por Alexandre Vicente

Um tiro. É só o que temos. Se estamos fazendo certo ou o errado, só o tempo dirá. Certamente não acertamos o tempo todo, nem tampouco erramos. Seguimos fazendo o melhor que achamos. O melhor prá quem?  O melhor prá mim, pode não ser o melhor para você. Mesmo assim acreditamos, baseados em nossas próprias experiências, no que certas condutas podem levar.

Quem aí já não deu um conselho sobre o que um amigo deveria fazer?

Com certeza falou com a melhor das intenções, mas esta não é garantia de que era a escolha certa para ele.

Os pais sofrem ainda mais com este dilema. De forma inconsciente ou não, usamos nossas experiências como parâmetro para educar os filhos. Só tem um pequeno problema: Estamos fazendo isso pela primeira vez! Não importa se você tem um, dois ou três filhos. O modelo de criação será o mesmo, salvo nos casos em que a diferença de idade entre eles seja suficiente para perceber onde errou ou acertou. O resultado dessas liberdades, proibições, reservas, presenças etc., formarão o adulto de amanhã. E esse adulto terá suas próprias verdades, que provavelmente não serão as suas. Lidar com essa impotência parcial pode ser angustiante. Na hora em que as cordas começam a arrebentar e os pássaros navegam por conta própria, só o que podemos fazer é soprar uma leve brisa. O voo solo é incontrolável.

Sejamos honestos: nem mesmo nós sabemos exatamente o que estamos fazendo. Somos apenas pais de primeira viagem e o grande legado será o exemplo.

Como filhos fizemos o que achávamos certo e isso nos conduziu até aqui. Olhe para trás e revisite os conselhos de seus pais ou tutores. Você fez tudo conforme foi ensinado? Certamente que não. Em alguns pontos a razão estava com você, mas em outros deve ter pintado aquela vozinha interior: “por quê não ouvi meus pais?” ou “se fosse meu filho…”

Contudo, você está aí. Aprendendo a ser pai e avaliando os seus. E assim será, nessa aventura única de participar da vida de uma pessoa que você ama muito.

Seja pai e dê o seu melhor. Seja filho e dê o seu melhor. Porque dar o seu melhor é tudo o que pode fazer.

Anúncios