Oficina de escritores: um manual para a arte da ficção. Koch, Stephen. São Paulo: Martins Fontes, 2008

Por Raquel Castro

Se você, assim como eu, tem inúmeras dúvidas sobre a rotina e o processo de criação dos escritores vai gostar de saber que há um livro que descreve passo a passo a rotina de um escritor, chama-se Oficina de escritores, de Stephen Koch. Ele trabalhou como professor da pós-graduação na School of Arts, da Columbia University, no programa de redação criativa, ensinando os caminhos e as técnicas da escrita criativa.

O livro é o resultado desse trabalho. Numa linguagem objetiva, o escritor, jornalista e professor revela as dificuldades, as dúvidas, os tropeços e os acertos de sua experiência com a escrita de ficção, além das peculiaridades em se lecionar para escritores. O livro é organizado em oito capítulos, dentre eles, os mais direcionados à criação, propriamente dita, orientando sobre aspectos técnicos relevantes à escrita de ficção, “Como dar forma à história”, “Como dar vida às personagens”, “Como inventar seu estilo”. Outros mais direcionados à rotina, aos percalços e dilemas de um escritor, “O começo”, “A história do eu”, “Trabalhar e retrabalhar”. No final, ainda oferece indicações de leituras, editoras e editores no “Pós-escrito”.

Mais do que dicas de como escrever, o livro desenvolve uma “conversa” em torno da escrita, da leitura e de escritores. Os diálogos se dão com textos de Aristóteles, Dickens, Tolstoi, Faulkner, Hemingway… A única coisa que lamento é não haver representante da literatura latino-americana, mas, acreditem, isso não desmerece a obra.

Fica aí minha dica de cabeceira para os que se aventuram pelo maravilhoso e inusitado mundo da escrita.

Be the first to start a conversation

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: